AdsTerra

banner

terça-feira, 22 de maio de 2018

O CONTROVERSO E FORJADO MEMORANDO DA CIA - artigo do historiador coronel Cláudio Bento

A Guerra Fria EUA x Rússia trouxe a infiltração de guerrilheiros brasi-leiros no Brasil, depois de treinados em Cuba e China comunistas, países onde centenas de pessoas foram executadas no Paredão, caso de Cuba e, na China de Mao Tse Tung, milhares de chineses.

Os EUA eram os maiores interessados em combater estas infiltrações co-munistas em suas áreas de influência no Brasil e nas Américas Central e do Sul. Daí o duvidoso relatório da CIA, com características de Fake News, divulgado em

reportagens da Rede Globo e bastante explorado pela mídia esquerdista, mani-pulando mais uma vez o povo brasileiro, sem uma análise cuidadosa de seu con-teúdo e insistentemente repetida pela TV Globo como essência da verdade.

Com isto ressuscitaram a facciosa Comissão da Verdade, exigindo a pu-nição de militares que combateram o terrorismo urbano e rural no Brasil, deixan-do de lado o julgamento dos crimes cometidos por brasileiros na luta armada, que assaltou bancos e eliminou companheiros sob o argumento de traição. Luta armada que foi combatida pelas forças armadas brasileiras.

Comissão da Verdade chefiada por guerrilheiros brasileiros que ingênua-mente pretenderam assumir o poder e, por via de consequência, usar métodos semelhantes aos da Rússia de Lenin e Stalin, e da China de Mao Tse Tumg. E a dita Comissão da Verdade ignorou estes crimes. É pena que a Rede Globo, que apoiou a Revolução Democrática de 31 de março de 1964 e que possui uma rede de repórteres e analistas de alto nível, não se tenha aprofundado em uma análise mais prudente do forjicado “Memorando” da CIA.

Quanto ao General Geisel foi ele que criou condições para a abertura e para a Anistia Geral e sua imagem agora foi vilipendiada pela reportagem da Globo, transmitida como essência da verdade. Por mortes ocorridas no DOI/ CODI do II Exército (atual CMSE), o General Geisel destituiu o comandante – o General Ednardo D’Ávila Mello.

E depois a destituição, do Ministério da Guerra, do General Silvio Frota e do General Chefe do CIE que estaria presente na citada reunião com o Presidente Geisel e com General Figueiredo. Veja-se que incoerência!

Se por hipótese este suspeito Memorando fosse verdade, eles estariam respondendo pela execução de opositores, como ocorreu na Rússia, China e Cuba de Fidel Castro onde foram eliminados milhares de opositores.

Em que pese ser o Exército Brasileiro a instituição mais confiável do Bra-sil, existe sempre um grupo hostil a ele no Magistério, na Mídia, etc., com grande influência como formadores de opinião.

A Anistia Geral levada a efeito pelos presidentes Ernesto Geisel e João Figueiredo agora é usada por muitos anistiados para denegrir as imagens dos pre-sidentes militares.

E o pior, o Exército, no tocante às suas realizações positivas, é silenciado pela Mídia e altamente exploradas suas falhas ou pretensas falhas. Confirmar é obra de simples raciocínio e verificação.

Ele, o Exército, não é entendido como agente de Segurança do Brasil e de seu povo, com a missão de promover a proteção dos interesses estratégicos per-manentes do Brasil. E de que o respeito à Disciplina e a Hierarquia, que nele são praticadas, é o fundamento do Ordenamento Jurídico Brasileiro.

O Exército é de índole democrática, o que foi demonstrado pela sua atua-ção a partir da Anistia, período em que diversas vezes foi convocado para solu-cionar problemas diversos como, agora, sua intervenção federal na Segurança do Estado do Rio de Janeiro. O mesmo ocorre com a Polícia Militar, que possui suas falhas mas, se é ruim com ela, pior sem ela. Ela é a defesa do Povo do Rio de Janeiro, e estão morrendo todos os dias para nos defender.

De igual forma o Exército, ao longo de nossa História, em suas lutas vitoriosas desde 1500 até a Atualidade, sempre na defesa do Brasil e de seu Povo contra invasões, ameaças e pressões externas e lutas internas, todas vitoriosas em defesa da Soberania, Integridade, Unidade, Democracia, Paz Social e da Democracia e Liberdade mundiais. Caso de nossas Forças Armadas, em especial da nossa Força Expedicionária Brasileira na 2ª Guerra Mundial.

Exército e Marinha que assinalaram uma derrota em Curupaiti na Guerra do Paraguai e em Sarandi na Guerra da Cisplatina, mas que venceu todas as suas outras batalhas.

Isto o povo em geral reconhece e aplaude, mas certos grupos de brasi-leiros não o reconhecem, por sua atuação contrárias a seus interesses pessoais ou grupais. Esta é a minha visão como historiador militar e jornalista há 48 anos, e do alto dos meus 87 anos...

A exploração do forjado Memorando da CIA desprestigia a competente equipe de repórteres e analistas da Rede Globo, a qual sempre recorro para me orientar. Penso que foram com muita sede ao pote e que acreditaram e divulgaram esta Barriga Jornalística, comprometendo seus elevados conceitos.

Pois é com seus repórteres e analistas da Globo que me informo!!!. E des-taco os seguintes, que nunca foram citados: Isabela Camargo - Porta voz da Lava Jato; a simpaticíssima Monica - âncora do Hora 1; e Alexandre Garcia. Isto sem desmerecer os demais, onde brilham as veteranas Cristiane Lobo, Catanhede, Valdo, etc.

Segundo Lenin ”O meio político é complexo e a capacidade do Povo é sim-ples, sendo fácil fazer uma ponte com ele”. E creio que os repórteres e analistas da Globo ajudaram a construir esta ponte com o povo brasileiro em geral e que acreditaram nesta Fake News. E lançaram um travesseiro de penas ao vento, que se espalharam e é impossível recolhê-las todas. Mas a cada dia surgem novas interpretações do citado relatório e suas incoerências.

Segundo Christina Fontenelle, “o memorando da Cia é forjado, e se insere no tensionamento diplomático entre os governos brasileiro e americano, por conta do acordo de cooperação nuclear entre o Brasil e Alemanha”.

E ser o citado documento peça de Guerra política e de Contra informação, e que jamais poderia ser considerado prova documental por sua tamanha inverossimilhança. E, ainda, que o citado memorando é uma grotesca farsa montada por esquerdistas. Pois é um documento referenciado a 11 de abril de 1974 que usa o termo Centro de Informações do Exército, nome que ele passou a ter a partir de 01 Dez 1993, conforme decreto no Diário Oficial 19 anos depois da data referenciada pelo memorando forjado.

Em protesto contra a falta de autenticidade e fidedignidade do Memo-rando da CIA o General Paulo Chagas argumentou:

”Para uma reunião desta gravidade teriam tomado todas as providências de segurança e que algum dos quatro generais presentes teria vazado o Memorando. Finaliza com este pensamento: “Os que estão se afogando se agarram a tudo o que boia”.

Seria impositivo que o pesquisador Mathias Spektor indicasse a fonte original do Memorando. E que Mr. Colby e a CIA teriam feito trabalho brilhante ao grampear, com absoluto sucesso, uma reunião fechada de quatro generais que teriam usado um linguajar completamente estranho aos militares brasileiros: política de extermínio e execução sumária.

A divulgação pelos que se afogam teria sido oportuna no momento em que um militar da Reserva candidato a presidência lidere as pesquisas.

Este é o desafio à equipe da Globo que divulgou o Forjado Memorando da CIA: provar sua autenticidade e fidedignidade, ou assumir sua falha e ajudar a recolher as penas dos travesseiros que jogaram ao vento. E continuar a prestigiar, como vem fazendo, a Lava Jato, e a prestigiar o heroico juiz Sérgio Moro, que levantou o tapete e deu início a limpeza da sujeira que se escondia debaixo dele, com apoio da equipe de procuradores de Curitiba e Polícia Federal.

Aqui vale lembrar a valiosa reportagem da TV Globo no Jornal das 10, de-nunciando e provando que o Congresso Brasileiro é o mais caro de mundo e que atua ao contrário dos interesses do Povo Brasileiro e sim de seus interesses pessoais.

Talvez um dia, se Deus quiser, fazerem um análise dos gastos e privilégio do STF e do Executivo. E se de fato a Constituição de 1988 merece o título de Constituição Cidadã.

Prosseguem os comentários, denunciando o forjado Memorando. Segundo o General Agenor Homem de Carvalho “Se for confirmada a falsidade do forjado Memorando, o Jornal Globo tem a obrigação de desmentir na 1ª página com letras

garrafais e pedir desculpas aos injuriados”.

Para Henrique Fonseca, o Falso memorando “Trata-se de Dossiê Eleitoral para esvaziar a candidatura de Jair Bolsonaro à Presidência e denegrir o Movimento Revolucionário de 1964”. No mesmo tom o historiador Cel Manoel Soriano trata o Memorando de mentiroso e faccioso; e também o jornalista da Revista Veja Ruy Fabiano.

Enfim, o descontentamento nas Forças Armadas é grande com o Jornal da

Globo e TV Globo pela divulgação do Forjado Memorando da CIA como essência da Verdade.

Coronel de Engenharia e Estado-Maior

Cláudio Moreira Bento

Presidente da Federação das Academias de História Militar Terrestre do Brasil

(FAHIMTB)



Nenhum comentário:

Postar um comentário