AdsTerra

banner

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Mais de 10 mil venezuelanos tentaram se regularizar no Brasil em dois meses

Dados da Polícia Federal revelam que número equivale a um quinto de todos os pedidos realizados em três anos

Venezuela está imersa em uma grave crise econômica, política e social | Foto: Luis Acosta / AFP / CP

Venezuela está imersa em uma grave crise econômica, política e social | Foto: Luis Acosta / AFP / CP

Um total de 10.079 venezuelanos tramitaram sua regularização de permanência no Brasil desde o começo de abril, segundo dados da Polícia Federal (PF), encarregada dos assuntos migratórios, publicados nesta terça-feira. O número, acumulado em apenas sete semanas, equivale a um quinto de todos os pedidos realizados em três anos no Brasil.

De 2015 a março de 2018, 38.567 venezulanos se apresentaram para legalizar sua situação migratória Brasil, seja através da solicitação de refúgio ou pelo pedido de visto de residência, informou a PF. Com os dados completos até essa segunda-feira, 29.202 venezuelanos solicitaram refúgio no Brasil, 9.466 pediram residência e 9.978 agendaram uma data para realizar algum desses trâmites. A Venezuela está imersa em uma grave crise econômica, política e social.

Brasil não reconhece resultado das eleições venezuelanas

Em eleições questionadas dentro e fora do país, o presidente Nicolás Maduro, herdeiro político de Hugo Chávez, se reelegeu neste domingo para um novo mandato de seis anos. O Brasil, como outras nações da região, não reconheceu o resultado por considerar que as eleições não cumpriram "os padrões internacionais de um processo democrático, livre, justo e transparente".

O Brasil, que não era destino predileto dos venezuelanos, começou a ver o fluxo aumentar em sua fronteira terrestre quando os preços das passagens aéreas dispararam no país, que tem uma inflação que pode fechar 2018 com 13.800%, segundo o FMI.

Pelos dados do Grupo de Lima, o Brasil ocupa a sétima posição em uma lista dos países que mais recebem migrantes venezuelanos. Desde 2017, 111.581 venezuelanos entraram através de Pacaraima, cidade fronteiriça no norte do Brasil, enquanto que 60.601 vieram por terra e ar, informou o coordenador geral de Polícia de Imigração, Alexandre Patury, em uma reunião do Comitê Federal de Assistência Emergencial, criado este ano para atender a situação.

Em nota oficial, o ministério da Casa Civil - que preside o recém-criado Comitê - informou que será instalado um posto de triagem na fronteira para que os venezuelanos regularizem sua situação ao entrar no Brasil, sejam vacinados e passem por atendimento médico caso seja necessário.


AFP e Correio do Povo


Segundo a imprensa local, um dos maiores escritores americanos da atualidade morreu por insuficiência cardíaca: https://glo.bo/2GK8zIz#GloboNews

Morre, aos 85 anos, o escritor americano Philip Roth

G1.GLOBO.COM


Quadrilha já é conhecida por assaltos em série em São Paulo: https://glo.bo/2LniIyv #GloboNews

Arrastão termina em tiroteio e perseguição na capital paulista

G1.GLOBO.COM


MUNDO

Cuba identifica 50 dos 111 mortos em acidente aéreo


CULTURA

Palco Giratório Sesc recebe últimas apresentações na 13ª edição


ENTRETENIMENTO

Childish Gambino, o Donald em voga do momento


SÉRIE

"Marinheiro Popeye" terá desenho inédito no YouTube


TEATRO

Peça "Assobia e Chupa Cana" é atração nesta quarta-feira

Apresentação é parte do projeto Teatro de Rua na Travessa, promovido pela CCMQ


MODA

Estilista da Givenchy conta os segredos do vestido de noiva de Meghan Markle


MÚSICA

Sony anuncia acordo de 1,9 bilhão de dólares para comprar EMI




Nenhum comentário:

Postar um comentário