AdsTerra

banner

domingo, 18 de fevereiro de 2018

Denunciada morte de recém-nascidos na Venezuela por falta de luz

Seis bebês estavam ligados à ventilação mecânica em hospital que não teve gerador ativado

Seis recém-nascidos que recebiam respiração assistida morreram após uma falta de luz no hospital onde eram atendidos, no sudeste da Venezuela, denunciaram neste sábado uma testemunha e um deputado da oposição. Os óbitos foram registrados na quarta-feira passada no Hospital Pediátrico Menca de Leoni, de San Félix (a 670 km de Caracas), disse Jesús Hernández, membro de um grupo de voluntários que arrecada insumos médicos - em grave escassez - para doar.

A falta de luz durou quatro horas, afirmou. O caso foi confirmado pelo médico e legislador opositor José Olivares. "Ao meio-dia de 14 de fevereiro ocorreu uma falha elétrica e o gerador não foi ativado porque está danificado. Na área de terapia neonatal havia seis crianças ligadas à ventilação mecânica porque nasceram com afecções pulmonares", contou o voluntário. Quando o gerador não ligou, "os médicos e pais começaram a fazer ventilação manual, e assim estiveram durante quatro horas. Infelizmente, começaram a se complicar e os seis bebês que dependiam de respiração mecânica faleceram", acrescentou.

As autoridades não se pronunciaram a respeito. Segundo Hernández, no hospital onde se deu o caso ocorrem duas faltas de luz por dia, "apesar de que o estado de Bolívar (onde fica San Félix) abriga a hidrelétrica do Guri, que gera 70% da energia do país".

Em meio à crise da saúde, com escassez crônica de remédios e insumos médicos, a mortalidade infantil aumentou 30,12% em 2016 frente a 2015 (11.466 óbitos de menores de um ano), segundo a mais recente cifra oficial. Os cortes de eletricidade são frequentes em várias regiões, inclusive em Caracas. O governo costuma atribuir as falhas a "sabotagens", mas a oposição assegura que se deve ao mau estado da infraestrutura pela negligência e pela corrupção oficial.


AFP e Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário