AdsTerra

banner

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

8 dicas para combater a obesidade hoje

A obesidade atinge um a cada cinco brasileiros e é um dos fatores de risco de doenças como infarto, câncer, diabetes tipo 2, entre outras. Por isso, siga as dicas da endocrinologista e metabologista Tassiane Alvarenga para combater esse problema

1 – Encontre uma equipe especializada

Para tratar a obesidade, é necessário ativar uma equipe especializada. Ele deve ser composta por um endocrinologista, um nutricionista e um preparador físico. O apoio da família também é muito importante.

2 – Monte uma estratégia

Em conjunto com a equipe médica, trace um plano para reduzir as calorias na sua alimentação, realizar exercícios que você goste, melhorar a qualidade do seu sono, controlar o estresse e não abrir mão de fazer o que gosta por conta da dieta.

3 – Estipule metas mentais

Estipular metas possíveis ajuda no processo de perda de peso e mudança no estilo de vida: qual é o meu peso ideal? Qual o peso real que eu consigo atingir? Qual a meta de calorias por dia? Qual a meta de exercícios por semana? Quantas vezes por semana posso escapar da dieta?

4 – Acredite em você!

Acredite que você é capaz de perder peso e dê o melhor de si. Inclua familiares e amigos nessa jornada para ter pessoas ao seu redor que te motivem a continuar e que também acreditem na sua capacidade.

5 – Comemore cada conquista

Cada quilo perdido é uma vitória e deve ser comemorado. O importante é valorizar cada conquista da jornada de emagrecimento, mesmo as menores – como conseguir fazer meia hora a mais de academia ou resistir àquele bolo de chocolate que você adora, por exemplo –, para permanecer motivado a continuar.

6 – Se esforce!

Entenda que emagrece não se trata apenas de perder peso, mas de ficar mais saudável, então não fique desmotivado se não vir resultados na balança logo de cara: isso não significa que você não emagreceu. Como os exercícios, o corpo vai substituindo o tecido adiposo por músculos, que também pesa!

7 – Combata o estresse com a alimentação

Durante o período de emagrecimento, são tantas dietas e informações que tudo acaba estressando – sem falar no desgaste do dia a dia. Então, procure consumir alimentos que combatam a condição, como frutas de baixo índice glicêmico (maçã, ameixa, morango), carboidratos integrais, peixes, castanhas, legumes, verduras e saladas. Coma devagar e em pratos menores.

8 – Em busca da manutenção

As estratégias principais para a manutenção do peso perdido são de pesar com frequência, ter “peso alerta” (em geral 1,5 kg acima do atual), conhecer as calorias dos alimentos (existem aplicativos que ajudam), evitar comer em fast food e criar outras válvulas de escape para os problemas do dia a dia que não sejam a comida.

Peso ideal

Para conhecer seu peso ideal, saiba que não basta avaliar o índice de massa corporal, ou seja, o peso em relação à altura. É necessário consultar um médico para medir também a circunferência abdominal e a distribuição da gordura corporal.

Fonte: Metro Jornal, página 10 de 22 de janeiro de 2018.


“Não é não”: isso também vale para a militância politicamente correta


Por Rodrigo Constantino

Nenhum comentário:

Postar um comentário