AdsTerra

banner

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

200 anos em 100 fotos


Artes visuais. Livro reúne fotografias dos mais variados momentos que marcaram a história do Brasil de 1840 a 2016, desde retratos de escravos até a tragédia de Mariana, em Minas Gerais

O livro “História do Brasil em 100 fotografias”, recém-lançado pela editora Bazar do Tempo, tem como imagem inicial a primeira fotografia tirada na América Latina. Clicada em 1840 por Louis comte, mostra o Paço Imperial, no Centro do Rio, e inaugura a era da fotografia no país. A última imagem do livro é de 2016, de Ricardo Stuckert, que registra índios ainda isolados em meio à floresta no Acre.

Organizada por Ana Cecília Impellizieri Martins e Luciano Figueiredo, a obra conta com um conselho curador formado por especialistas e textos escritos por historiadores, autores e pesquisadores. Cem imagens contam fatos e costumes brasileiros registrados por grandes fotógrafos, como Marc Ferrez, Augusto Malta, José Medeiros, Evandro Teixeira, Maureen Bisilliat, Sebastião Salgado, Custódio Coimbra, entre tantos outros.

O livro reúne momentos decisivos da história brasileira, desde a abolição da escravatura, o suicídio de Getúlio Vargas e as passeatas pelas Diretas Já até a morte de Lampião, o fim do cangaço e a tragédia ambiental de Mariana – sem esquecer o sorriso de Carmen Miranda, o nascimento da Tropicália e a conquista do tricampeonato no México, em 1970, além do ídolo Ayrton Senna.

Fonte: Metro Jornal, página 12 de 22 de janeiro de 2018.


Minha irmã Kate: a herança feminista destrutiva de Kate Millett


Por Rodrigo Constantino

Crimes violentos disparam na Suécia, mas ninguém fala disso


Por Rodrigo Constantino

Como o Brasil conseguirá superar séculos de uma cultura paternalista, dirigista e estatizante?


Por Rodrigo Constantino

Carnaval do setor público


Por Rodrigo Constantino


O colapso brasileiro


Por Rodrigo Constantino

Um cadáver chamado de “Música Brasileira”


Por Rodrigo Constantino

“Coxinhas paneleiros” virando ala de escola de samba?


Por Rodrigo Constantino

A revolução cubana e o direito de resistência à tirania


Por Rodrigo Constantino

Nenhum comentário:

Postar um comentário